Veja como diminuir o cheiro de cecê em 5 passos

Homem com o braço levantado sentindo o cheiro de cecê debaixo do braço

O mau odor nas axilas, conhecido popularmente como cheiro de cecê, pode ser um problema constrangedor e difícil de lidar. Felizmente, existem medidas que você pode tomar para se livrar dele de uma vez por todas.

Ele pode acontecer mesmo com a higiene em dia e o uso constante do desodorante. E você pode incluir problemas genéticos, diabetes, alterações hormonais, alimentaçãoe até o excesso de pelo como principais causas.

Mas como se livrar desse incômodo? Veja neste conteúdo dicas práticas para você levantar o braço sem medo de ser feliz nos seus melhores momentos de vida.
 

5 dicas para você se livrar do cheiro de cecê

O cheiro de cecê nas axilas não surge do nada, de uma hora para outra. Na verdade, a axila é uma região habitada por bactérias que metabolizam o suor. E se isso perder o equilíbrio, pode aparecer mau cheiro no corpo todo.

Ou seja, tem a ver com o próprio funcionamento do organismo. Por isso, não ter mau cheiro nas axilas depende de alguns fatores que vão além de só usar um desodorante.

 

1. Não guarde roupas suadas

Evite guardar roupas usadas e suadas no guarda-roupa ou deixá-las secando em cima de uma cadeira para depois usar novamente.
 

O suor úmido nas roupas cria um ambiente extremamente propício para a proliferação das bactérias que causam o mau odor na axila. Lave as roupas suadas o mais rápido possível e evite deixar as peças úmidas por muito tempo.
 

Outro motivo para não guardar roupas suadas é porque as bactérias podem se proliferar para as outras peças, contaminando todas elas. Além disso, é importante tomar banho todos os dias para tirar o cheiro de suor das axilas.

 

2. Hidrate as axilas

A pele seca e irritada pode piorar o cheiro de cecê. Use hidratantes específicos para a região das axilas para manter a região sempre macia e saudável.
 

Manter as axilas hidratadas evita que a região se torne mais grossa e escura devido ao atrito com a roupa durante o dia.
 

A recomendação é aplicar cremes hidratantes todos os dias, seguindo as orientações do produto.

 

 

3.  Tente mais peças de algodão

Peças respiráveis, como as de algodão, permitem que a pele respire, evitando o acúmulo de suor e o mau cheiro. Opte por roupas desse tecido em dias mais quentes ou quando for fazer algum esforço físico e suar mais do que o normal, assim suas roupas vão absorver melhor o suor.

Além disso, por o algodão ser um tecido natural e macio, ele evita grandes atritos entre a sua pele e a roupa que está usando, prevenindo alergias ou outros tipos de irritação.

 

 

4. Use um sabonete antibacteriano

Você sabe que sabonete é um item de higiene que não pode faltar. E para regular o cheiro de cecê, você pode optar por usar o sabonete antibacteriano.

Ele tem um alto poder de eliminação das bactérias e pode ajudar a regular a microflora da região, reduzindo o mau cheiro na região da axila.

O sabonete antibacteriano em barra Protex Limpeza Profunda, com óleo de linhaça, pode ajudar a reforçar as barreiras naturais. 

Ele temuma fórmula que é capaz de eliminar até 99,9% e mantém a hidratação na região das axilas!

 

 

5. Se nada der certo, visite um médico

Em alguns casos, o cheiro de cecê pode ser um sintoma de um problema de saúde mais grave. Se você já experimentou todas as dicas acima e o problema persiste, consulte um médico para descartar outras causas.

O profissional de saúde vai fazer todos os exames necessários para encontrar a causa do mau cheiro nas axilas e recomendar o tratamento adequado, de acordo com o seu diagnóstico.
 

Desodorantes ou antitranspirantes? Saiba o melhor para o odor nas axilas

Como você viu anteriormente, uma forma de manter as axilas secas por mais tempo é usar desodorantes ou antitranspirantes para resolver esse problema. No entanto, como saber qual dos dois comprar?

O desodorante tem a função de neutralizar o odor e combater as bactérias causadoras do mau cheiro. Eles são recomendados para pessoas que transpiram pouco ou moderadamente.

Já os antitranspirantes reduzem a produção de suor, prevenindo o acúmulo de umidade nas axilas e são recomendados para pessoas que transpiram excessivamente,
 

E por que nosso corpo produz o odor nas axilas?

O suor é um processo natural do corpo que ajuda a regular a temperatura, ou seja, não tem como você parar de suar. No entanto, quando ocorre uma intensa proliferação das bactérias que decompõem o suor, o mau odor na região das axilas pode ocorrer.

Alguns dos fatores que contribuem para o odor nas axilas são:

  • genética: algumas pessoas são mais propensas a transpirar e ter cecê do que outras;
  • alimentação: consumir alimentos picantes, como alho, cebola, pimenta e outros alimentos com cheiro forte pode intensificar o odor do suor;
  • estresse: o estresse é outro fator que pode aumentar a produção de suor, intensificando o mau cheiro nas axilas;
  • problemas de saúde: algumas condições médicas, como diabetes e hipertireoidismo, também podem causar odor nas axilas, já que provocam alterações no seu metabolismo.
     

Dúvidas frequentes sobre cheiro de cecê

Existe pomada para odor nas axilas?

Sim, existem pomadas antibacterianas e antitranspirantes que podem ajudar a reduzir o odor nas axilas. Consulte um dermatologista para saber qual pomada é mais indicada para você.

Medicamentos pode causar cheiro de cecê?

Sim. Esse problema pode ser resultado dos efeitos colaterais de alguns medicamentos como: analgésicos, antialérgicos, anticoncepcionais e remédios controlados. 

Como tirar cheiro de suor da axila sem desodorante?

O antitranspirante pode ser uma boa alternativa. Além disso, você poderá inserir o sabonete antibacteriano na sua rotina, para reduzir a proliferação de bactérias.

Compartilhar: