Shampoo e condicionador para bebê: conheça 3 opções para o cabelo do seu filho!

Tatuadores de qualidade: profissional fazendo uma tatuagem em um cliente

Os cabelos mais delicados exigem a escolha de produtos seguros e de qualidade. Por isso, nos primeiros meses de vida, é fundamental ter um bom shampoo e condicionador para bebê.

Essa dupla poderosa ajuda a manter o cabelo dos pequenos mais limpo, saudável e suave. Por isso, precisam ser hipoalergênicos e formulados para a sensibilidade do couro cabeludo dos bebês. 

Veja neste conteúdo dicas certeiras para que o seu bebê tenha fios macios e bem-cuidados.

 

3 tipos de shampoo e condicionador para bebê

Assim como os adultos, os bebês podem ter cabelos lisos, ondulados, cacheados ou crespos. Essa diferença é determinada pela genética e cada textura precisa de um cuidado especial.

Por isso, é importante que papais e mamães tenham muita atenção na hora de escolher qual o melhor shampoo e condicionador para bebê.

Para facilitar esse processo, que tal conhecer os principais tipos de shampoo de bebê e condicionador infantil?

1. Cabelo liso

Normalmente, o cabelo liso tem uma textura suave, sem curvas, ondas ou cachos. Por ter uma estrutura mais reta, é comum que a oleosidade natural do couro cabeludo seja mais visível. Afinal, o óleo se espalha mais facilmente pelo cabelo.

Por isso, os produtos de cabelo para bebê devem ter fórmula suave, sem substâncias agressivas, como parabenos, que podem pesar os fios e prejudicar a saúde dos pequenos.

2. Cabelo ondulado

Os cachinhos costumam fazer um enorme sucesso. Geralmente, esse tipo de cabelo tem ondas sutis ao longo dos fios, por isso, tende a criar mais volume e corpo em comparação com os cabelos lisos.

Por conta do formato dos fios, é mais difícil que a oleosidade natural chegue até a ponta do cabelo. Daí a importância da eficácia dos produtos de cabelo para bebê: tanto o shampoo quanto o condicionador precisam nutrir e evitar a tendência de ressecamento dos fios.

3. Cabelo crespo

O cabelo crespo tende a ser ainda mais seco que o cabelo ondulado. Por isso, são necessários cuidados especiais para que os fios tenham uma hidratação frequente.

Para evitar a quebra dos fios de cabelo do seu filho, é fundamental escolher um kit shampoo e condicionador para bebê que retém a umidade e faz a selagem completa do cabelo.
 

 

6 dicas para escolher o melhor kit shampoo e condicionador para bebê

Conseguiu identificar o tipo de cabelo do seu filho?

Agora, você já pode começar a procurar o shampoo e condicionador para bebê mais adequado para a higiene do seu pequeno.

E veja aqui 6 dicas valiosas para acertar nas escolhas para as crianças.

1. Procure produtos da mesma linha

Quando o shampoo e condicionador para bebê são da mesma linha, o cabelo dos pequenos ganha a eficácia de duas fórmulas que trabalham em conjunto.

Ou seja, os ingredientes se complementam e diminuem os riscos de que algum componente interfira no outro.  Além disso, produtos da mesma linha costumam ter fragrâncias semelhantes, proporcionando uma agradável sensação de bem-estar.

2. Veja a faixa etária

Como bebês têm necessidades específicas e isso pode variar muito de uma idade para outra, usar shampoo ou condicionador infantil mais adequado para a faixa etária é importante.

Lembre-se: pediatras recomendam que as crianças usem itens de higiene específicos até os 12 anos. Portanto, sempre verifique a indicação de faixa etária na embalagem do produto.

3. Prefira aqueles que são testados

Os testes de segurança garantem que o shampoo e condicionador para bebê sejam adequados para esta etapa da vida. É por meio deles que especialistas identificam substâncias que podem ser agressivas para a pele delicada do bebê.

Assim, diminuem os riscos de alergias, irritações ou efeitos indesejados no couro cabeludo dos pequenos.

4. Busque por ativos enriquecidos

Um shampoo ou condicionador de bebê costuma ser formulado com ingredientes suaves e naturais. São os chamados “ativos enriquecidos” que hidratam e nutrem os fios, entregando um aspecto mais saudável ao cabelo.

Embora as fórmulas possam variar, a maioria traz componentes com propriedades calmantes, como a camomila, ou hidratantes, como aloe vera. Juntos, esses ativos deixam a pele e o cabelo ainda mais macios!

5. Avalie o rendimento

Sabe como economizar mais no orçamento e evitar o desperdício de produto? Escolhendo um shampoo e condicionador para bebê com fórmula concentrada.

Assim, é formada mais espuma na hora do banho e os papais podem limpar o cabelo do bebê com uma quantidade menor de produto.

É o fim do desperdício com uma higiene mais prática e responsável!

6. Opte por fragrâncias suaves

É normal que as crianças tenham mais sensibilidade em relação aos cheiros. Por isso, aromas mais fortes podem ser bem irritantes para elas.

Para evitar esse desconforto e tornar a hora do banho mais agradável, escolha um shampoo de bebê com fragrâncias suaves. O mesmo serve para o condicionador infantil, já que ele é usado para finalizar a lavagem dos fios.

 

Por que o condicionador é importante para o cabelo de bebê?

Além de hidratar e facilitar o desembaraço, o condicionador para bebê forma uma camada protetora nos fios. Com o uso diário, o cabelo do seu filho fica protegido da poluição, dos raios solares e do calor excessivo.

Que tal prolongar esse cuidado para todo o corpo? Protex Baby tem uma linha especial para os pequenos, com sabonete líquido, sabonete em barra e loção hidratante especialmente formulados para a pele sensível.

E tudo com fórmula suave e sem álcool, testados por dermatologistas e pediatras e Hipoalergênico.

 

Dúvidas frequentes sobre shampoo e condicionador para bebê

Qual a diferença entre cabelo de bebê e de adulto?

Normalmente, o cabelo de bebê é mais fino e delicado que o cabelo de um adulto. Além disso, os fios dos pequenos crescem em um ritmo mais lento. Com o tempo, também é comum que a cor e a textura passem por transformações.

A partir de que idade o condicionador infantil pode ser usado no bebê?

O ideal é que o condicionador seja usado depois do primeiro ano de vida da criança. Caso contrário, aumenta a possibilidade de dermatite seborreica, uma condição inflamatória que pode se tornar crônica.

Na dúvida, não deixe de consultar um dermatologista pediatra!

Qual o melhor ativo de condicionador para bebê?

A escolha do melhor ativo pode variar de acordo com as necessidades de cada bebê. Mas vale lembrar que o aloe vera, a camomila e o óleo de coco podem ser super benéficos para a saúde dos fios.

Compartilhar: