Tipos de hidratante: veja o ideal para a sua pele

Mulher testando tipos de hidratante.

Sua pele está sempre exposta a situações que pedem resistência. E a melhor forma de ajudá-la é fazendo uma limpeza adequada e uma boa hidratação. Mas quais são os melhores tipos de hidratante, e como saber quais são ideais para você? Quais ingredientes realmente funcionam em um hidratante?

Ah, e tem mais: outro ponto importante é saber qual o tipo da sua pele. Existem as secas, normais, oleosas e mistas. Sem esquecer que você pode ter diferentes tipos de pele, e mesmo em diferentes partes do corpo.

Ou seja, ter esse conhecimento é fundamental para escolher qual hidratante funciona para você. E não precisa ser nada complicado: com conteúdos como esse e com papos com o(a) dermatologista, você vai tirar de letra.

Um grande aliado para hidratar os mais diferentes tipos de pele é o óleo de linhaça. A linhaça funciona como um hidratante para todos os tipos de pele. Para te ajudar nessa tarefa, confira as dicas abaixo!

Porque hidratar a pele?

A água é um dos componentes mais importantes para manter o equilíbrio fisiológico no nosso corpo. Quando a pele está hidratada, sua aparência é firme, saudável e luminosa. Só que quando perde água, ela pode descamar, sofrer irritação ou produzir sebo em excesso.

Se você tem dúvida sobre quando usar hidratante no rosto ou no corpo, o primeiro passo é se observar. Ou seja, tentar reparar nas características da sua pele..

Caso ela esteja sensível demais ou descamando com facilidade, por exemplo, é necessário atentar mais para a limpeza e hidratação, para evitar outras preocupações.

E tem uma explicação… Ao longo do dia, nossa pele passa por uma série de situações que causam desidratação. Pode ser um dia quente com muito sol, um clima seco ou um ambiente poluído. E são condições como essas que a hidratação ajuda a amenizar.

Por isso, conhecer os tipos de hidratante é tão importante! A pele hidratada mantém a composição ideal, evita inflamação e fica protegida de danos. Ou seja, bonita e saudável!

 

Quais os tipos de hidratantes?

Muitas pessoas sabem o que é hidratante, mas desconhecem a importância de cumprir a etapa de hidratação na rotina de skincare.

Além de ter uma percepção de qual é o seu tipo de pele, é necessário também descobrir os tipos de hidratante e qual é o melhor para sua pele para obter melhores resultados.

O quarteto fantástico da hidratação

Existem quatro tipos de substâncias que trabalham na hidratação:

  • as hidratantes;
  • as emolientes;
  • as umectantes;
  • e as oclusivas.

Um produto hidratante leva em sua fórmula uma determinada quantidade de cada uma dessas substâncias. E cada fórmula, em geral, age melhor em cada tipo de pele.

  • Hidratantes: são as substâncias que adicionam água através da camada externa e superficial da pele, fazendo com que ela chegue a camadas mais profundas. Por isso, costuma levar para dentro outros ativos, como vitaminas, antioxidantes e anti-inflamatórios, por exemplo.
  • emolientes: são substâncias à base de óleos, em geral vegetais, que protegem a pele de perder água e a deixam mais flexível. Alguns óleos utilizados são o de linhaça, amêndoas, argan, jojoba, oliva, entre outros.
  • umectantes: fazem com que a água permaneça na superfície da pele, não penetrando as camadas mais profundas, como a glicerina, o D-pantenol e o ácido hialurônico.
  • oclusivas: são substâncias que criam uma espécie de barreira na pele, não permitindo a passagem de água em nenhuma direção. Por isso, é importante hidratar a pele antes de utilizá-los. Alguns exemplos são o óleo mineral, a parafina e a vaselina.

Como escolher o melhor produto hidratante para o meu tipo de pele?

Não adianta, para garantir uma pele bem cuidada, é preciso saber qual é o melhor hidratante para cada tipo de pele. Isso porque peles específicas, como as oleosas, precisam de sabonetes e hidratantes que não obstruem os poros, como os em textura de gel.

E já que você já sabe porque usar hidratante corporal, é hora de entender como é a aparência de cada tipo de pele e os melhores produtos para cada uma. E é importante lembrar: uma boa hidratação começa com o uso de um bom sabonete!

Pele seca

Esse tipo de pele tende a ser mais opaca, às vezes esbranquiçada e com sinais de repuxamento, pois suas glândulas sebáceas produzem oleosidade em menor quantidade. Os tipos de hidratante para o rosto e corpo indicados são os mais concentrados e oleosos. Para uma higiene hidratante, você pode usar, por exemplo, o sabonete líquido Antibac Protex PRO Hidratação.

Pele normal

Tem a quantidade de oleosidade e elasticidade na medida certa. Para mantê-la saudável por mais tempo, ela também precisa de hidratação, com produtos que possuam óleos vegetais, por exemplo. Para hidratar a partir da limpeza, você pode usar, por exemplo, o Protex Macadâmia, que combina proteção e nutrição para a sua pele.

Pele mista

Esse tipo de pele tem mais oleosidade e poros dilatados na zona T do rosto (testa, nariz e queixo) e pode ser normal ou ressecada nas bochechas. Tipos de hidratante em gel e livres de óleo são as melhores opções para a pele mista.

Pele oleosa

A pele oleosa produz bastante sebo e apresenta poros mais dilatados e aspecto brilhante. Portanto, ela precisa produtos que desobstruam os poros. Por isso, escolha tipos de hidratante que sejam leves em forma de gel.

Pele ressecada

Ela sofre uma perda de água importante, a ponto de poder comprometer a sua saúde. Para cuidar desse tipo de pele, vale a pena fazer um tratamento que comece, por exemplo, pelo sabonete líquido antibacteriano Protex Duo Protect com óleo de linhaça.

Resumindo: mesmo com diferentes tipos de hidratação caseira e de pele, o fundamental é contar com produtos seguros e de qualidade, testados e aprovados dermatologicamente, para potencializar sua rotina de cuidados com a saúde da pele.

E, lógico, ter sempre a opinião do(a) dermatologista.

Dúvidas frequentes sobre os tipos de hidratante

Como saber se a pele está hidratada?

Observe a textura da sua pele puxando com um pequeno beliscãozinho e arranhando suavemente com a unha (limpa). Caso a pele se mantenha com a mesma aparência, está hidratada. Caso fique com a forma dos dedos ou apresente esbranquiçamento, ela precisa de mais hidratação.

É bom passar hidratante no corpo antes de dormir?

Sim! Durante a noite, o corpo passa um bom tempo sem receber luminosidade. Por isso, esse é um bom momento para utilizar hidratantes que façam algum tratamento. A hidratação durante a noite tem poder de reparação e pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce

Qual o melhor horário para hidratar a pele?

Após o banho é o melhor momento do dia para hidratar a pele. É quando ela está limpa de impurezas e com os poros mais preparados para receber qualquer substância. Por isso, assim que se secar do banho com a toalha, aproveite para passar o hidratante com cuidado especial nas partes mais secas.

Compartilhar: