Como manter a pele do seu bebê hidratada e suave

Bebê pegando a mão de sua mãe

As mudanças de temperatura, a exposição ao sol, o uso de tecidos sintéticos e outros fatores externos podem fazer com que a pele do seu bebê perca umidade e resseque mais rapidamente do que a pele de um adulto.

Isso acontece porque a pele de um recém-nascido não está completamente desenvolvida. De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, a pele de um bebê é fina com células menos compactas e é mais propensa ao ressecamento, razão pela qual requer cuidados apropriados.

Conselhos para manter hidratada a pele do seu bebê

Com algumas mudanças na rotina de cuidados, você pode manter a pele do seu bebê suave e hidratada por mais tempo.

Veja algumas dicas bem fáceis de colocar em prática. ;)

1. Use sabonete de glicerina ajuda

Você sabia que o sabonete de glicerina é um grande aliado para manter a hidratação da pele do seu bebê? Além de limpar a pele, eles têm propriedades que ajudam a reter a umidade na camada superior da pele e evitar a perda de água.

Durante o banho, você pode usar o sabonete Protex® Baby com glicerina de origem natural, por exemplo. Sua fórmula sem corantes e sem parabenos mantém a barreira protetora natural da pele do bebê.

2. Regule a temperatura dá água

Outro ponto muito importante para manter a hidratação da pele é regular a temperatura da água no banho do seu bebê.

Isso porque a água quente pode ser perigosa para a pele dos pequenos, já que por ser mais fina e delicada, ela pode se queimar com mais facilidade.

Para evitar riscos, a recomendação é que a água não tenha mais de 34 graus centígrados de temperatura. Para medir, use um termômetro digital ou encoste o cotovelo para sentir se a água está morna e em ótimas condições para o banho do seu bebê. ;)

3. Banho de sol? Depende da idade…

Uma das dúvidas mais frequentes com relação aos cuidados com a pele é se devemos expor os nossos bebês ao sol.

Por um lado, está o famoso banho de sol por alguns minutos para os recém-nascidos poderem ter um nível ideal de vitamina D, estabelecer seu relógio biológico e formar hábitos de sono saudáveis.

Entretanto, a Sociedade de Pediatria de São Paulo considera que os bebês menores de seis meses não devem ser expostos ao sol, já que os raios ultravioleta podem prejudicar a sua pele e provocar ressecamento ou irritação.

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) recomenda que os recém-nascidos não sejam expostos à luz solar direta, sobretudo entre as 10:00 horas da manhã e as 16:00 horas, quando o sol está mais forte e os raios ultravioleta (UV) são mais intensos.

4. Momento único: faça massagens suaves no seu bebê

Além de ser um momento muito íntimo com o seu bebê, as massagens têm mais benefícios do que você imagina. Segundo a Associação Internacional de Massagem Infantil (IAIM), as massagens ajudam a estimular o sistema circulatório e digestivo do seu bebê, aliviam a tensão muscular e podem ser de grande ajuda para que o seu bebê adormeça rapidamente.

Quando você faz uma massagem lenta e suave com algum produto hidratante, por exemplo, a pele do seu bebê recebe as propriedades hidratantes na camada superior da pele, ao mesmo tempo em que desfruta das carícias do papai ou da mamãe.

Ou seja, tudo de bom, certo?

5. A lavagem da roupa é muito importante

A pele do seu bebê é tão delicada que escolhas ruins de sabões em pó ou líquidos, por exemplo, podem causar irritações.

Para que isso não aconteça, veja se o sabão ou amaciante é especial para bebês e se, além disso, é hipoalergênico, evitando o risco de causar reações alérgicas na pele. 

Da mesma maneira, veja se a roupa do seu bebê é 100% de algodão (confira algumas dicas de lavagem), porque isso também reduz o risco de uma possível alergia.

A roupa de algodão permite que o seu bebê transpire corretamente e mantenha sua temperatura corporal.

E como cuidar da pele do seu bebê durante as primeiras viagens?

Vai viajar de férias? Talvez role um certo estresse porque surgem muitas dúvidas sobre os cuidados que você deve ter e tudo o que você deve carregar na mala. Quem nunca, verdade?

Mas não se preocupe: é só uma questão de paciência e de muita organização para que a sua viagem em família seja inesquecível.

Viajar com um bebê não significa levar excesso de bagagem. Aliás, você pode simplificar com os seguintes cuidados básicos:

  • Ter na mala produtos de higiene e cuidados pessoais, como shampoo suave ou sabonete cabeça aos pés, creme hidratante, talco, óleo corporal e lenços umedecidos.
  • Ter um sabonete que cuide da pele do seu bebê é imprescindível. Por isso, uma opção é levat o sabonete para bebê Protex® Baby com glicerina de origem natural, por exemplo. Sua fórmula suave, sem corantes e sem parabenos mantém a barreira protetora natural da pele do bebê.
  • Carregue ao menos um par de mamadeiras, fraldas limpas de tecido ou descartáveis.
  • Um kit de viagem com um termômetro, band-aids, gazes, algodão, tesouras e bandagens.  
  • Roupa de algodão ou algum outro tecido leve para que a pele do bebê respire.
  • Limpe as suas mãos com cuidado. Aqui você pode consultar como manter a higiene nas mãos do seu bebê

E cuidado com sol

Se o seu destino é um lugar quente, evite que o seu bebê se exponha diretamente aos raios do sol, sobretudo se ele tiver menos de seis meses.

Aliás, um estudo recente publicado pela Universidade da Carolina diz que os bebês menores de seis meses não devem usar protetor solar, já que ainda não desenvolveram a capacidade de metabolizar as substâncias que esse tipo de produto contém.

O mais recomendável é proteger a sua pele com um gorro ou chapéu largo e evitar o sol entre as 10:00 e 16:00 horas, que é quando a luz ultravioleta é mais intensa.

Chegando no destino, cuidado constante com a hidratação do bebê

Ainda nas férias, é importante proteger a pele do seu bebê com produtos adequados, como o sabonete em Protex® Baby, formulado com glicerina e ingredientes de origem natural, selecionados para manter a barreira protetora natural da pele do bebê.

Tudo isso para você manter a pele do seu bebê saudável, protegida e ter uma viagem em família tranquila.

Compartilhar: